Sistema de Gestão de Arborização Urbana

Apresentação

     A arborização urbana traz diversos benefícios para as cidades, como estabilização do microclima, redução da poluição atmosférica e sonora, melhoria estética, ação sobre a saúde humana, benefícios sociais, econômicos e políticos. Entretanto, para que esses benefícios sejam alcançados, é necessário que o planejamento arbóreo urbano seja feito de forma correta.
     Visando auxiliar o gestor público nessa trajetória, a TUXTU Conectividade Ambiental criou o Sistema de Gestão de Arborização Urbana (SIGAU), que permite o cadastro e gerenciamento com maior eficiência dos dados de arborização urbana, tornando mais ágil a tomada de decisão para gestão pública e o planejamento de prioridades de intervenção, além de possibilitar a emissão de relatórios e índices (qualitativos e quantitativos) de forma automática.
A seguir mostraremos como é fácil fazer gestão da arborização urbana com o SIGAU.

FORMULÁRIO DE CADASTRO DE ÁRVORE DO CIDADÃO.
  • Para acessar o site basta digitar na barra de endereço do navegador: www.sigau.app.br/#Colabore. Na tela inicial possui o Formulário para cadastrar a árvore da frente de sua casa e solicitar o plantio de uma árvore, selecione a opção desejada e preencha todos os campos, após isso, clique em ENVIAR.
    Importante: no Formulário de Cadastro do Cidadão não será obrigatório gerar login e senha.
  • O cidadão pode solicitar a licença ambiental de poda ou remoção de árvore feito pelo Sistema de Gestão de Arborização Urbana-SIGAU, esse pedido será direcionado ao Sistema Brasileiro de Licenciamento Ambiental- SIBLAM, caso o usuário não esteja cadastrado no SIBLAM, será necessário cadastrá-lo.
Formulário de Cadastro de Árvore do Voluntário
  • Para obter login e senha no Sistema de Gestão de Arborização Urbana-SIGAU, insira os dados obrigatórios de todos os campos e clique em Cadastrar.
  • O voluntário possui acesso e controle maior ao sistema, podendo visualizar todas as árvores e áreas verdes que foram registradas por ele.

Importante: A quantidade de envios de cadastro é ilimitada. Caso os profissionais da área ambiental almejam incluir espécie específicas de árvores, basta se inscrever no sistema e preencher acima o Cadastro de Novo Voluntário.

  • Na aba Meus dados é realizado o cadastro para identificação dos voluntários. Após inserir todas as informações, clique em Salvar.
  • Para atualização de senha, clique no canto superior direito Atualizar Senha, a seguir digite a nova senha e clique Enviar.
  • O Menu agrupa as principais funcionalidades do sistema. Está localizado ao lado esquerdo da tela principal. A direita observa-se o resultado das informações cadastrada no sistema, como por exemplo: o número de árvores registradas e de áreas verdes.
  • No ícone Minhas Áreas Verdes o usuário deve selecionar o tipo da área verde, que são os locais de arborização, por exemplo: ruas, praças, jardim, horto etc. Após o preenchimento de todos os campos, clique em Salvar;
  • Para visualizar a lista de todas as áreas verdes registradas, clique em Listar no canto superior direito.