LEITURA AMBIENTAL PARA CRIANÇAS

A leitura para qualquer idade mexe com a imaginação, no entanto quando a imaginação é provocada numa mente fértil, os resultados são surpreendentes.

Uma das atitudes mais importantes que o ser humano pode ter hoje é preservar o meio ambiente. Porém, ter no futuro um planeta sustentável e rico em recursos naturais tem sido um grande desafio para a humanidade.

Se você deseja fazer uma grande contribuição com a formação pessoal e intelectual do seu filho, não pense duas vezes antes de tomar decisões que irão incentivar o hábito da leitura. O mundo dos livros é amplo e fornece conhecimento, maior vocabulário, aumento da criatividade e inúmeros outros benefícios que as crianças poderão usufruir durante toda a vida.

Na infância, a leitura é fundamental para dar às crianças a oportunidade de adquirir fluência verbal, de intensificar as estruturas do pensamento e de melhorar habilidades como comunicação social e interpretação de texto. Além disso, é através dos livros que os pequenos descobrem novos mundos, ideias diversificadas e histórias que deixam a imaginação voar longe.

A importância da leitura na educação infantil é muito grande, pois ela tem a capacidade de formar cidadãos ativos na organização de uma sociedade mais consciente e crítica. Por isso, desenvolver o hábito da leitura desde a infância é fundamental, e a influência de pais e educadores nesse estágio é imprescindível.

A leitura traz a possibilidade de desenvolvimento da Educação Ambiental a partir da literatura infantil e dos livros paradidáticos. Por intermédio das estratégias de leitura, garante-se a leitura literária da obra, abrindo espaços para as discussões acerca das questões ambientais. Desta forma, as crianças apreendem conceitos básicos para uma melhor compreensão e atuação no meio ambiente, ao mesmo tempo em que participam de uma atividade lúdica, onde também se desenvolve o gosto pela leitura e a habilidade leitora e de interpretação de texto.

Certo experimento com atividades realizadas com alunos do segundo ciclo do Ensino Fundamental, de forma a materializar propostas para uma relação ensino-aprendizagem da Educação Ambiental envolvendo a literatura de maneira a respeitar o livro e transmitir valores capazes de serem apreendidos e retransmitidos pelas crianças mostra-se sempre positiva.

Reitera-se a importância das estratégias de leitura como forma de garantir a leitura literária da obra, estando as questões de nossa intencionalidade tradadas em momentos antes, durante e principalmente depois da leitura.

Nota-se uma aceitação positiva desta atividade e nossos objetivos foram facilmente alcançados, uma vez que, por finalizar as atividades, após o momento da leitura literária da obra e das discussões acerca das questões ambientais, com a confecção de objetos referentes à história contada com a possibilidade do uso de materiais recicláveis, criando naturalmente nas crianças atitudes de agentes multiplicadores, ao disseminarem aquilo que aprenderam, despertando o desejo da leitura em amigos e familiares e explanando as atitudes ambientalmente corretas para todos em seu entorno.

Outra característica positiva desta atividade é que pode ser desenvolvida de maneira interdisciplinar envolvendo diversos componentes curriculares, professores e turmas, formando uma corrente de leitura e educação ambiental.

É preciso repensar a maneira como o homem trata o meio ambiente, através de desmatamentos, caça e pesca predatórias, poluição, perda da biodiversidade, desperdício de água, dentre outros sérios problemas. E, quando se fala em futuro, não podemos nos esquecer de quem serão os principais agentes dele: as crianças de hoje.

Por isso, quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação ambiental. Este tipo de disciplina deve estar presente já na pré-escola. [email protected]